segunda-feira, 8 de junho de 2015

Crítica: A Máquina de Contar Histórias


Eeeeei gente! Voltando à programação normal do blog, hehehe! Dessa vez vim resenhar para vocês um livro que comprei no susto em um supermercado da cidade onde moro. A Máquina de Contar Histórias é um livro muito, MUITO emocionante do escritor brasileiro Mauricio Gomyde.

Vinícius Becker é um escritor de sucesso e está no lançamento de seu mais novo livro quando vê que sua filha mais velha, Valentina, o ligou dezenas de vezes. O pior aconteceu: sua mulher Viviana faleceu de leucemia e novamente ele estava longe delas para passar o momento em família. Desde que começou a escrever pra valer, Vinícius se afastou cada vez mais delas, mesmo trabalhando em casa.

Depois da morte da esposa (e isso não é um spoiler porque acontece logo no primeiro~terceiro capítulo do livro) sua filha Valentina, de dezesseis anos, não o quer mais como pai e se torna rebelde; já Vida, de quatro anos, é o que dá forças à Vinícius para continuar lutando pelo amor da filha mais velha e não deixar sua família se estagnar de vez devido à sua ausência e sua carreira.

Ao longo do livro vamos conhecendo a história de amor e familiar de Vinícius e Viviana e tudo o que houve de consequências do egocentrismo do escritor. É uma narrativa emocionante e envolvente que nos faz refletir muito sobre nossos próprios atos perante nossa própria família.

Como eu disse, comprei o livro aleatoriamente pelo preço e pela capa, não conhecia o autor, mas, depois de ler esta obra dele, com certeza daria chances para os outros títulos dele! *--* O mais legal disso tudo é que este foi publicado pelo selo "Novas Páginas" da Editora Novo Conceito, o que dá a oportunidade para ele como um escritor brasileiro e pouco conhecido de ter seus livros publicados.

Eu me emocionei demais com essa história! O escritor suuuuuper me envolveu com o drama. É uma temática mais familiar e eu nunca havia lido nada parecido; adorei demais e achei bem interessante a maneira como ele levou a evolução das personagens integrantes desta família. Gomyde foi incrível na criação e execução de todas essas personagens.

Além de uma escrita bem dinâmica e uma capa maravilhosa, os capítulos são curtos, com uma diagramação bem feita, o que nos faz prosseguir rapidamente com a leitura. Aaaah, vale mencionar também que o livro é dividido em três partes e é em terceira pessoa: temos a visão de todos os personagens, mas a narrativa acompanha primordialmente Vinícius.

Meus olhos se encheram de lágrimas milhõooooes de vezes, HAHAHAHA! E se ainda não tiverem "pego" a metáfora do título, ela diz respeito à Vinícius, que não escrevia as suas histórias, era como uma máquina de criação delas. Ao longo da leitura, como disse, vamos conhecendo melhor porque "máquina de contar histórias".

E essa foi a resenha dessa semana! *---* Espero que tenham gostado.

Vocês conhecem outros títulos deste autor? Já leram algum? Me contem tudo nos comentários! :)

Um suuuper beijo,
Vi. <3

6 comentários:

  1. AHHHHH, agora, sim, quero ainda mais ler algo do Maurício! Adoro tramas familiares e quero muito dar uma chance aos livros dele. A história parece bem simples, até me lembrou A Última Música - o pai afastado, a filha rebelde etc -, mas o desenvolvimento do livro parece muito bem construído e sensível. Adoro tramas sensíveis *-* Adorei a resenha! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiiii, confesso que não gosto nada de Nicholas Sparks, mas você tem razão nesta relação de paiXfilha! Dá uma chance para este livro, tenho certeza que vai amar! *--*

      Obrigada, um beijão!

      Excluir
  2. Oi, Virgínia! Nossa, amei! Não conhecia o Maurício e fiquei encantadíssima com a capa! Vou já marcar ele no meu skoob pq vou atrás dele. ;) Obrigada pela dica! Seu blog é um amor!!!
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeei Bianca! Obrigada, anote este autor, porque é muuuuito bom! *--*

      Um beijão!

      Excluir
  3. Adoro os livros de supermercado, geralmente eles nos surpreendem...
    A história parece ser muito boa, vou deixar ele anotado aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiiim, sou a louca destes livros, HAHAHAHA! <3

      Leia, vale muito a pena, beijooos!

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!