terça-feira, 25 de novembro de 2014

Crítica: O inverno das fadas


Booom dia pessoal! Tudo bem aí? Hoje é dia de mais uma crítica, e, propositalmente, de mais um livro da Carolina Munhóz. Para quem leu a resenha de Fada, sabe que algumas coisas me incomodaram profundamente (tipo o fato de eu não entender a linguagem feérica e ela não explicar no livro), então li rapidinho O inverno das fadas para poder saber se a Carol e eu estávamos nos adaptando uma a outra.

Nesse livro a história começa nos apresentando Sophia, uma fada do tipo Leanan Sídhe, que tem, como única forma de sobrevivência, que servir de musa para alguns humanos talentosos. A fada seduz determinados humanos e os torna super famosos e bem sucedidos, fazendo com que eles exalem e doem a ela a energia que a fada precisa para sobreviver. No final das contas o humano seduzido acaba morrendo e a Leanan Sídhe recebe uma tatuagem para lembrá-la dessa alma que ela, tecnicamente, matou.Viram como eu estava correta quando disse que a Carolina iria melhorar nesse quesito? Esse foi o segundo livro dela e ela já conseguiu me explicar os fatos de uma maneira bem mais confortável e clara.

Do outro lado da moeda, longe do mundo feérico que Sophia vive, nos deparamos com William, um jovem escritor que cuida do sebo de seu pai em um pequeno condado da Inglaterra. Ele começa a sonhar e ter visões da Leanan, escrevendo para ela versos de amor e paixão. No dia de Samhain (o Inverno das Fadas), Sophia decide ir visitar a Terra e se encontrar com o seu novo "amante" (ela precisa se relacionar sexualmente para que a energia seja mais absorvida e aproveitada) que está indo/saindo de uma festa de Halloween.

 Eles se encontram nas margens de um lago e, por incrível que pareça à Leanan, o homem exprime alguma reação de desejo ou safadeza por ela, que, por um motivo ainda desconhecido, decide impedi-lo de tocá-la dessa maneira. Ele a olha com olhos de um homem apaixonado e consegue ter um poder enorme sobre Sophia por causa disso; ela, enquanto isso, não consegue entender o que está se passando e porque ele causa tantos efeitos estranhos nela. A partir daí, percebemos uma química IMENSA entre os dois protagonistas e vamos vendo a ruína dos dois para tentar abafar esse amor que pode causar loucura e, pior ainda, a morte.

Esse foi um livro muuuito cheio de surpresas para mim, como já disse a vocês, nunca havia tido conhecimento das fadas e do mundo em que elas vivem ("acredito, acredito, eu acredito em fadas!" - como não me lembrar do filme do Peter Pan?! :3), mas adorei aprender um pouquinho sobre o cotidiano e dificuldades que os "outros mundos" passam. É um romance avassalador e cheio de obstáculos a serem vencidos, mas que dá um gostinho de por-favor-Carolina-o-que-acontece-depois-do-último-capítulo?!

Ainda não me senti completamente confortável nesse mundo feérico, mas acredito que é só uma questão de tempo até que eu queira devorar todos os livros sobre esse universo. Vocês conhecem outros títulos sobre fadas (sem ser Peter Pan, já li =P)?

E é isso então, gente! Nos vemos daqui há alguns dias ou em tempo real na nossa página do facebook. Curte lá! ;)

Um beijão da Vi! <3 



2 comentários:

  1. Oi Vi, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro e da sua resenha. Ainda não conhecia nada, não me lembro de ter visto este livro em outro lugar, mas me interessei e vou procurar por ele, nunca li histórias de fadas (nem Peter Pan :/) talvez comece por este. Parabéns pelo blog ;)
    Bjs do MAGI'S
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Magi's!! Eu conheci porque a autora veio a uma feira literária na minha cidade. comprei os dois dela para autografar e li. Já que você quer começar, sugiro que seja por este, que flui mais a leitura. Aaaaah, e sobre Peter Pan, leeeeia! É lindo! <3

      Obrigada por visitar o blog, um beijão! :D

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!