sábado, 13 de setembro de 2014

Felit: Todos os detalhes!

Oooooooi, gente! Como vão? FINALMENTE estou editando este post para contar tudo para vocês sobre a Feira Literária que teve na cidade de São João Del Rei, aqui em Minas Gerais. Essa Felit ocorreu do dia 02 de setembro até o dia 06, mas eu não fui ao último dia, infelizmente. :/ Mas enfim, vamos lá me acompanhar?! *-*

02 de setembro

Mesa-redonda e estrutura da Felit com essas bandeiras maravis! *-*

Neste dia ocorreu uma espécie de "pré-abertura" da feira, com um autor de jornalismo literário, o aclamado Zuenir Ventura. Ele realizou uma mesa-redonda com os alunos dos cursos de Letras e Jornalismo, respondendo perguntas e contando algumas histórias bastante engraçadas, como por exemplo as inúmeras vezes que foi confundido com os autores Ziraldo, Ariano Suassuna, José Saramago e por aí vai não é que parece mesmo?! =P. Foram duas horas muito agradáveis e bem ricas culturalmente, principalmente os momentos que ele falou sobre seu livro 1968: o ano que não terminou, a obra que o consagrou. 

No final da palestra, ele deu uma sessão de autógrafos! *---* Eu nem pirei, né? Ele é um senhorzinho super gente boa, mas no dia eu não tinha dinheiro para comprar o livro dele, porém queria uma foto e uma assinatura. Calcei a cara junto com uma amiga e fomos lá mesmo assim, com um papelzinho e uma câmera para fotografar. Acreditem que ele nos disse que não tinha problema e ainda fez um autógrafo especial para nós duas?! Tiramos várias fotos, e coloquei algumas aqui para vocês verem nossa empolgação, hahaha! :D
Eu e minha amiga, espero que ela não se importe de aparecer por aqui, hihi <3

Ele autografando nosso humilde e mísero pedacinho de papel...

03 de setembro

Mesa-redonda com Carlos Heitor Cony
Esse foi o dia em que a Felit realmente começou, com uma palestra super especial que contou com a presença do autor homenageado por eles deste ano, Carlos Heitor Cony, que ocupa uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (o Zuenir, inclusive, está concorrendo às cadeiras do João Hubaldo e do Ariano Suassuna, que, infelizmente, faleceram). Ele contou inúmeras histórias também da época do governo militar brasileiro e outras, focando sempre em suas obras e o que elas abordam. Confesso que não o conhecia antes desse momento, mas acabei adquirindo alguns livros dele (aguardem o book haul especial! *-*), e pelo que pude perceber folheando quase FLOReando, hihihi =P acho que vou gostar sim. :D Infelizmente o autor estava bastante cansado e não quis dar autógrafos, mas tudo bem, porque no outro dia ele lançou um livro ao lado das crianças da região e abriu para autografar seus outros livros. Não consegui chegar a tempo, mas sem problemas, só de ouvi-lo falar já valeu bastante a pena! ;)

04 de setembro

Conversa com autores: Raphael Draccon e Carolina Munhóz
Esse dia foi o que eu, particularmente, mais gostei! Tá na cara que eu prefiro autores de fantasia e com escritas jovens o que não quer dizer que eu só leio esse tipo de literatura, viu?! e adorei o fato de poder conhecer esse casal lindo! Carolina Munhóz e Raphael Draccon marcaram presença em uma conversa informal sobre publicação de livros quando não se é famoso, universo fantástico e o aumento do público-alvo na literatura aqui no Brasil. Foi um momento muito agradável e cheio de risadas. Logo depois eles deram uma sessão de autógrafos que foi muito bem organizada pelo pessoal responsável pela Felit e, durante a fila, conheci muitas meninas legais (beijo se você foi uma delas, hahahaha! :* )! A pessoa para quem eu entreguei meu celular para fotografar o "momento" do autógrafo foi ótima e tirou 235.430.875 fotos, de vários ângulos, kkkk! Fiz uma montagem para vocês com as melhores! :D

Raphael Draccon

Carolina Munhóz, potteriana como eu e surtada com a minha tatuagem das relíquias. <3
PS: para quem me segue no instagram já viu as fotos, mas caso queira me seguir, logo ali embaixo tem o link. ;)
PS2: mais uma vez, aguardem o book haul! <3

Eeeeeeeeee, para completar, a cara de pau da pessoa aqui é tão grande que pedi aos dois para gravarem uma mensagem aqui pro blog, e acreditem ou não, o Raphael me contou que meu nome veio de Marte com o John Carter! =O kkkkk 




EBAAAAAAA, FIQUEI TÃO EMPOLGADA! <3 Hahahahahaha! Não se esqueça de se increver no canal do blog, assim você receberá os vídeos antes de todo mundo! ;)

Olhem se esse não foi o melhor dia! *-*

05 de setembro

Literatura e Educação
Este foi o último dia da Feira Literária que eu fui, e foi uma palestra voltada para os professores (e/ou futuros professores) que trabalham com livros dentro da sala de aula. Eles abordaram também atividades e modos de trabalhar a escrita com as crianças criativamente. Foi bastante interessante e rica, principalmente para mim que curso Letras e serei uma professora. Infelizmente não me lembro dos nomes dos palestrantes, mas todos são doutores educacionais e realizaram trabalhos nas escolas da região, escrevendo um livro que foi lançado com Carlos Heitor Cony, o homenageado desse ano.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom pessoal, foi isso! Eu adorei tudo, de verdade! Estou ansiosa pela do ano que vem e pelas próximas, hahaha! Agora vocês me perguntam: "Vi, qual é a próxima?", e eu respondo: "SURPRESAAA!" kkkkk Aguardem outubro, lá eu conto as novidades. ;)

Para mais informações sobre os participantes e sobre a Felit, deixei o que encontrei aqui para vocês:
  • Carlos Heitor Cony: http://www.carlosheitorcony.com.br/
  • Zuenir Ventura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zuenir_Ventura (só encontrei detalhes dele aqui)
  • Carolina Munhóz: http://www.carolinamunhoz.com/blog/
  • Raphael Draccon: http://www.raphaeldraccon.com/
  • Feira Literária de SJDR : https://www.facebook.com/felit.saojoaodelrey?fref=ts
Espero que tenham gostado! Não percam o book haul especial! 
Grande beijo! Vi <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!