sexta-feira, 28 de março de 2014

Março de Assis #4: O final

Eeeeei, gente! Cheguei ao final do desafio! Sei que o fim de março só chega dia 31, mas decidi adiantar e postar na sexta, como fiz nas semanas anteriores. (:

Tenho pouco o que falar no geral dessa vez, porque já disse tudo nas outras semanas, hahahaha! Dessa empreitada, li os contos mais famosos do autor e aqueles que tem a linguagem mais rebuscada que encontrei nesse desafio. Além disso, eles estavam recheaaaaaaaaados de críticas políticas.

Os contos que li foram:
*Pai contra mãe: Crítica política e social sobre os escravos fugidos da época e sua vida árdua depois da fuga.
*Singular ocorrência: Um romance trágico e arrebatador. O personagem Leandro reflete a maldade das pessoas e o que elas são capazes de fazer por uma certa quantia de dinheiro.
*O caso da vara: Conta-se literalmente um caso de um seminarista que acaba fazendo um certo mal para conseguir alcançar seu objetivo. Um conto sobre favores humanos.
*Viver!: Em forma de roteiro de teatro, é uma clássica narrativa épica. É interessante destacar que os personagens principais são míticos.
*A sereníssima República: Se inicia com uma descoberta científica que evolui para a criação de um modelo de República. É quase uma fala e aqui a gente tem a fala direta com o leitor.
*Teoria do medalhão: Uma crítica política explícita que através da metáfora "medalhão" Machado de Assis critica a postura dos políticos.
*O Cônego: Há a fala direta com o leitor explicitamente. O começo e o fim se correspondem, mas o conto como um todo faz pouco sentido.
*Terpsícore: Conto sobre o deslumbramento, a fácil influência humana e a má administração do dinheiro.
*O espelho: É um conto bastante fora da realidade e gira em torno do espelho. É de bastante difícil compreensão, e há aqui uma novidade: verbetes em inglês.
*Alienista: É o conto que maaaaais gostei, já li pela terceira vez. Trata da loucura e suas diferentes visões dependendo de cada pessoa da cidade que é construída na história. Esse é o maior conto dele que eu li.

Bom, pessoal, esse foi o meu desafio! O que acharam?? Pretendo fazer mais até o final do ano, porque como disse, existem muuuuuitos clássicos parados na minha estante e eu preciso dar um jeito nisso, hahahaha! Obrigada para quem me acompanhou até aqui! 

Beijos da Viii <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!