sábado, 22 de fevereiro de 2014

Brasil: Nunca Mais!




Ei, gente! Ontem disse a vocês que estava lendo o livro Brasil: Nunca Mais! e quem me acompanha pelo skoob, sabe que eu já estava bem no finalzinho. Terminei de lê-lo ontem e vim correndo contar a vocês qual foi a minha opinião.

Ler este livro foi um desafio e tanto para mim. Sempre me interessei pelo contexto e acontecimentos da época do governo militar no Brasil, compreendido entre os anos de 1964 e 1985, mas nunca imaginaria que a face perversa desse período fosse tão grande.

Este livro é apenas o resumo de um trabalho feito por muitos pesquisadores que organizaram os processos, depoimentos e outros documentos da época para estudar. O projeto, chamado de Brasil: Nunca Mais! (ou BNM, para simplificar) levou algumas poucas respostas a famílias de pessoas dadas como desaparecidas até os dias de hoje.



Nas 312 páginas do livro encontramos fragmentos de depoimentos de jovens torturados que discorrem sobre as condições existentes dentro dos cárceres, e isso é algo que assusta e repudia ao mesmo tempo. Fiquei extremamente incomodada certos momentos, precisando parar, fechar o livro e "dar um tempo" para voltar a progredir na leitura. Algo que o livro nos mostra também são os locais do país mais violentos que foram separados para torturas, as maneiras e instrumentos de tortura. Há nele, inclusive, descrições completas sobre os órgãos torturadores, suas farsas perante os tribunais e certidões de óbito e cópias das leis de Segurança Nacional que são capazes de nos chocar.

No epílogo há um trecho de uma fala que retrata exatamente a minha sensação de alívio ao terminar a leitura do livro:


Depois que terminam os capítulos do livro, há uma seção de nome ANEXOS, onde existem as leis de defesa do cidadão, as siglas desmembradas que aparecem no miolo do livro, a história da prática da tortura e inacreditavelmente o nome de TODOS OS DESAPARECIDOS POLÍTICOS que ainda não se tem notícia até a data de publicação desta edição do livro, ou seja, 1998. :o Nesta lista há inclusive o nome Stuart Angel Jones, o filho da Zuzu Angel (siiiiiiim, a história do filme é real!), indico este filme caso alguém se interesse por esse assunto. (:


Acho que já deu para perceber que me empolguei com as fotografias, não é? hahaha! Quis dar um ar mais fechado a elas, visto que esse é o que senti ao ler o livro, então o que fiz foi escurecer completamente o meu quarto, colocar à minha disposição um abajur de luz amarela e as fotos ficaram assim! Fiquei muito satisfeita com o resultado! ^_^ Seguem aí mais algumas fotos! 






Indico muuuuito este livro a quem tem "estômago forte", ele é muito completo e bastante interessante. Se interessam pelo assunto assim como eu?
Beijiiinhos, Vi <3


8 comentários:

  1. Este vou ler com certeza!
    Adoro esse tema e quando o assunto é ditadura sempre há surpresas, choques e um medo enorme desse tempo sombrio voltar! Parabéns pelo blog pessoa, tá lindo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii! Cê veio ver! (: Eu te empresto se você quiser, ele está aí do seu ladinho, kkkk! Eu já te falei mil vezes que você ía gostar dele... E põe medo desse tempo voltar, nossa senhora! Obrigada pelo parabéns nessa data querida! :3

      Excluir
    2. Adorei o tema do livro, super me interesso! Já li dois de tema parecido, e com certeza vou pegar esse pra ler!

      www.luccasuriel.com

      Excluir
    3. Quais outros você leu? Fiquei curiosa, hahahahaha! Obrigada pela visita! ^_^

      Excluir
  2. Muito boa a resenha, e o tema do livro é sensacional. Quero muito ler!!!

    Beijos

    http://detalhe-simples.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou, hihi, foi minha primeira resenha! :3 Lê sim, o livro é ótimo!

      Beijiiinho!

      Excluir
  3. É uma boa recomendação para as férias... entender o passado faz com reflitamos sobre o país, suas construções e elaboremos novas propostas para o intolerável em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você vai gostar muito, Thallita! É bem reflexivo, principalmente na parte "intolerável" do nosso país. Beijão! :)

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!